quinta-feira, 23 de abril de 2009

Compadre Pedro e a Ponte


Hoje acordei com os galos. Peguei o sol com a mão e viajei 17 légua e meia pra trazer um velho compadre prá um doutor examinar. O cabra ta fraco, moco e manco. Já não rende nada. Nem para o sustento dele mesmo.

Deixei o homem no consultório esperando o doutor e fui a Petrolina resolver umas coisas. Pouco depois das 10 horas eu já estava livre pra cuidar do conterrâneo. Vou pra ponte, e tudo parado. Deu 11, deu 12 deu 13... Não adiantava ir de barquinha porque eu tinha que dar assistência ao velhinho que não consegue mais andar daqui pra ali. Só consegui chegar em Juazeiro no fim da tarde. Quase 5 horas. E aí? Como é que fica?

Meu carro esquentando, a bateria meia sola, a gasolina contada. E o calor, hem? Sol tinindo! A fome, nem lhe falo. Eu estava desprevenido. Sem uma banda de conto no bolso. Volta e meia passava um carrinho de picolé, uma castanha, um amendoim e eu ó...

Deixei o carro na fila e fui num posto de gasolina pegar água pro Jeguinho (meu carro) e beber um golinho. Tava natural, ou melhor, mais pra morna. Duro né, fazer o que? Botei a água no carro e liguei o bichinho um pouco para o ventilador me dar uma refrescadazinha e ouvir um radinho prá desanuviar a cabeça. Rapaz, levei um susto. Tava tocando “eu sou o pirata da perda de pau...” Moço, que beleza! Banda do Brocoió? É esse o nome? Virou carnaval! Eta “Caceteira” retada! Salvou meu dia. ”Colombina eu te amei...” Juro que pela primeira vez, eu queria ter um somzão possante igual aqueles que tem nos carrões de caubóis querendo mostrar que são machos. Ia fazer a alegria de muita gente! Já pensou???

O Doutor para o meu compadre só em dia de quarta-feira. Ele não pôde atravessar a ponte e na próxima semana estará viajando. Só daqui a 15 dias. Será que o coitado agüenta até lá?

Os “moto-taxis” já começaram mal. Pensei que a proposta deles fosse prestar um serviço de qualidade e com respeito à comunidade e em troca tirar dali o seu sustento. Já vi que não é assim. O respeito ao cidadão ficou longe. Só importa o ganha pão deles?

Parar a ponte por 1 hora já é bastante para chamar a atenção da mídia das 2 cidades. Já dá o Ibope necessário para qualquer reivindicação. Vá lá que parem 2 horas pra encher bem o saco de quem precisa passar. Hoje foi demais! Queriam a mesma atenção que o sequestro do Bispo, era?

Não acredito na força como instrumento de conquista. Pisaram feio na bola.

Falando em feio na bola, em dias normais os engarrafamentos de Petrolina pra cá acabaram. A Polícia Rodoviária Federal organizou legal. Aqui, guardas municipais do transito ficam quase sempre na sombra, em uma loja de pneus ao lado da subida da banca, enquanto os motoristas se espremem e se empurram desorganizadamente para entrarem 3 ou 4 de uma vez, onde só cabe 1. Vamos se ligar!


Manezim do Juá

Nenhum comentário:

Postar um comentário